Quero emagrecer com saúde?

Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Colesterol

O colesterol é uma substância produzida em nosso organismo que também está presente nos alimentos. É importante para o funcionamento do corpo, pois produz hormônios, vitamina D e ácidos biliares, que auxiliam na absorção das gorduras pelo intestino e atuam na digestão.

Mais existem uma dosagem de colesterol que não deve ser ultrapassada, por isso é importante ter uma alimentação variada e uma atividade física constante. Se a sua taxa de colesterol é um pouco elevada, uma dieta com pequena quantidade de gorduras e a prática regular de exercícios são suficiente. Se o nível for elevado, ou se o problema for genético, o medico recomendara a medicação adequada para reduzi-la.Siga a orientação medica e as dicas,para baixar ou evitar o colesterol.

O bom e o mau colesterol

Existem dois tipos de colesterol: o LDL e o HDL.

O LDL é chamado de mau colesterol, pois transporta o colesterol sanguíneo. Pode ficar armazenado nas paredes de vaso sanguíneo, dificultando a passagem do sangue e podendo até causar o entupimento dos vasos (arteriosclerose). Quando isso acontece, aumenta o risco de um ataque cardíaco (infarto) ou derrame cerebral (AVC=acidente vascular cerebral).

O HDL é o bom colesterol. Ele remove o excesso de colesterol, pois passa pela corrente sanguínea transportando as moléculas de LDL para o fígado.

Dessa forma, ele evita que o mau colesterol fique preso nos vasos dificultando a circulação. Por esse motivo é que devemos ter índice baixo de LDL e alto de HDL.

Triglicérides

Os triglicédes são gorduras produzidas pelo fígado que atuam no metabolismo, alem de serem boa fonte de energia. Os alimentos que contem triglicérides são os pães, as massas, os doces e os biscoitos. Taxas altas de triglicérides podem causar doenças cardiovasculares ou derrame cerebral. (Importante: Faça exame de sangue anualmente, pois só ele pode detectar o colesterol e os triglicérides).

Para reduzir o LDL

Se a sua taxa de LDL estiver um pouco elevada, uma dieta com pouca quantidade de gorduras e atividade física regular são suficientes. Evite os produtos com gordura hidrogenada (alguns tipos de margarina, frituras, sorvetes, bolos e biscoitos industrializados), e de origem animal, principalmente leite e queijo integral, e carnes gordas, que aumentam os níveis do mau colesterol e diminuem a quantidade do bom.

A importância do exercício

Quando você pratica exercícios, o organismo queima triglicérides e LDL e produz o bom colesterol (HDL),que ajuda a eliminar o mau (LDL).Escolha uma atividade que lhe dê prazer e pratique-a com regularidade.O mais fácil é caminhar,durante meia hora,no mínimo 4 vezes por semana,num ritmo regular,com passo rápido e sem parar.Lembrando que fazer exercícios não só reduz o colesterol e os triglicérides como proporciona boa disposição e bom humor.

Para aumentar o HDL

Além de ter LDL baixo, é importante que o HDL seja alto, pois as pesquisas apontam que pessoas com baixos níveis de HDL podem ter problemas cardíacos.Mas é fácil elevar a quantidade de bom colesterol no sangue:basta adotar uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos.

*** Atenção, mulheres! ***

Segundo os cardiologistas, de maneira geral, as mulheres têm níveis mais altos de HDL que os homens. Mesmo assim, as mulheres devem se preocupar especialmente em ter um HDL alto, pois o baixo índice dessas moléculas aumenta em 50% o risco de ataque cardíaco.

**** Dicas ****

*Mude seu estilo de vida.

*Adote uma alimentação não gordurosa.

*Pratique uma atividade física regularmente.

*Tenha uma atitude positiva.

*Evite o estresse. Como?Praticando os itens anteriores.

*Como fibras.

*Tome suco de uva ou uma taça de vinho tinto por dia.As propriedades da polpa da uva protegem as paredes dos vasos sanguíneos e dissipam as plaquetas que causam a sua obstrução.

*Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol

*Aipo (salsão) *Couve-Flor

*Alcachofra *Ervilha

*Alho *Feijão

*Ameixa-preta *Mamão

*Amora *Mandioca

*Aveia e farelo de aveia *Nozes e amêndoas

*Azeite de oliva *Pêra

*Cenoura *Pêssego

*Cereais integrais *Soja

*O que evita

*Vida sedentária *Frutos do mar e ovas de peixes

*Frituras *Bacon

*Gema de ovo *Abacate

*Manteiga, creme de leite, chantilly *Sorvetes cremosos

*Pele de frango e gordura de carne *doces cremosos

*Fígado e miúdos *Biscoitos amanteigados e recheados

*Leite integral e queijos gordos

Nenhum comentário:

Postar um comentário