Quero emagrecer com saúde?

Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, 9 de outubro de 2010

Anatomia e Função dos Nervos

A unidade funcional básica do sistema nervoso é o neurônio. Seu papel na transmissão de impulsos pôde ser estabelecido a partir dos estudos do pesquisador espanhol Santiago Ramón y Cajal e, posteriormente, do alemão Heinrich Wilhelm von Waldeyer, responsável por sua denominação. Esses dois cientistas, que se opunham aos que defendiam a teoria da estrutura fibrilar difusa, conseguiram demonstrar que o sistema nervoso consta de células nas quais se diferenciam um corpo celular, ou soma, um eixo de transmissão de impulsos nervosos, denominado axônio ou cilindro-eixo, e uma série de prolongamentos ramificados, ou dendritos. A transmissão de impulsos ocorre em regiões de interferência, denominadas sinapses.
Além dos neurônios, existem no sistema nervoso células que formam o tecido de sustentação e nutrição do sistema: a neuroglia. Foram descritos três grupos principais de células neurogliais: (1) os astrócitos, com participação na transmissão sináptica; (2) os oligodendrócitos, com função de proteção e isolamento do neurônio; e (3) as células da microglia, pequenas e fagocitárias.
Quanto à fisiologia do sistema nervoso, seus componentes apresentam diferentes funções de regulação e controle. Na medula espinhal são exercidas ações condutoras ou motoras e funções reflexas, como as da postura e da locomoção. O bulbo raquidiano intervém no controle das funções cardíaca e respiratória, entre outras, e o cerebelo no controle do equilíbrio e do tono muscular, bem como na coordenação de movimentos. O cérebro é o centro em que se combinam e integram todos os processos sensíveis e motores, emocionais e intelectuais.
Os impulsos nervosos podem ser voluntários ou reflexos, segundo alcancem ou não o córtex cerebral. Também se distinguem transmissões sensitivas, que ocorrem dos nervos para os centros superiores, e motoras, quando a direção do impulso é inversa. O impulso nervoso (de natureza eletroquímica) tem sua velocidade ou intensidade aumentada por substâncias neurotransmissoras, como a acetilcolina e a adrenalina, de singular importância para a o estudo das doenças do sistema nervoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário