Quero emagrecer com saúde?

Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Como perder gordura localizada

Como perder gordura localizada

As pessoas acumulam gordura em regiões diferentes do corpo. Alguns acumulam mais na região da barriga, outros nos braços, outros nas pernas e assim por diante. Dessa forma, cada um quer perder mais gordura em uma determinada região.

É muito comum ouvir conselhos de pessoas, muitas delas até profissionais credenciados, que dizem que para perder gordura em uma determinada região você deve exercitá-la bastante. Alguns dizem que o ideal é fazer muitas repetições com peso leve na determinada região para queimar a gordura localizada.

Mas será que isso é verdade? Será que para queimarmos a gordura da barriga temos que fazer mil abdominais? Será que para definirmos a perna temos que malhá-la durante 1 hora seguida?

Definitivamente a resposta é não. Deixe este conceito para os mal informados.

O que pode acontecer é, se você malhar seu braço, e ganhar massa muscular nele, o percentual de gordura dele irá baixar. Mas isso não significa que você perdeu gordura no braço. Isso significa que, devido ao aumento da massa muscular na região, a proporção de músculo aumentou em relação à gordura, fazendo assim com que o percentual de gordura diminuísse.

Mas será que esta queda no percentual é o suficiente para a que a definição aumente? A gordura continua lá. Você se lembra da analogia da escultura do Pelé? Se sua resposta for não, vale a pena voltar para reler esta seção.

O processo de perda de gordura é um só. Você não pode forçar seu corpo a queimar mais gordura no abdômen e menos nos braços; definir as pernas mas deixar o resto do corpo como está. Isto não é possível.

A única regra que o corpo parece seguir é:

O corpo queima gordura primeiro onde ele depositou por último.

Se, quando você começou a ganhar peso, o primeiro lugar em que seu corpo depositou gordura foi na parte de trás de seus braços, este será o último lugar que seu corpo irá queimar gordura até que você volte ao seu peso original.

Por outro lado, se seu corpo recentemente depositou gordura no seu abdômen, ao começar a emagrecer ele primeiro queimará gordura nesta área.

Esta não é uma regra imutável, porém o corpo parece, na grande maioria das vezes, seguir esta ordem. A área que você ganhou gordura por último será a área que primeiro irá perder gordura.

Sendo assim, quando você pensar em perder gordura localizada, tenha em mente que o corpo perde gordura como um todo. E que à medida que você for baixando seu percentual de gordura geral, a gordura localizada irá sumir também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário