Quero emagrecer com saúde?

Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, 5 de junho de 2010

Hipertensão Arterial

Hipertensão Arterial é doença com grande prevalência no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da pressão arterial.

A sua incidência aumenta com a idade. No Brasil, estima-se que um em cada cinco habitantes seja portador dessa patologia.
Como ocorre

A doença ocorre quando a pressão arterial se encontra elevada aos valores de referência para a população em geral.
Causas

Geralmente a Hipertensão Arterial é considerada essencial, acaba sendo uma doença por si mesma. Em 95% dos casos a causa da doença os pacientes à desconhece.

Nesses pacientes ocorre aumento da rigidez das paredes arteriais, fato que é favorecido pela herança genética em 70% dos casos.
Diagnóstico

Embora não exista cura para a Hipertensão Arterial Sistêmica, é possível um controle eficaz, baseado quer na reformulação de hábitos de vida, quer em medicação, permitindo ao paciente uma melhor qualidade de vida.

Veja algumas medidas para prevenção e controle:

* Moderação da ingestão de sal (Cloreto de sódio) e álcool (Etanol).
* Aumento na ingestão de alimentos ricos em potássio.
* Prática regular de atividade física.
* Administração do stress;
* Manutenção do peso ideal (IMC entre 20 e 25 kg/m²).
* Minimizar o uso de medicamentos que possam elevar a pressão arterial, como Anticoncepcionais orais e Anti-inflamatórios.

Um comentário:

  1. Olá blogueiro!

    O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download. Caso se interesse, entre em contato com fernanda.scavacini@saude.gov.br
    Obrigado!

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir