Quero emagrecer com saúde?

Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, 3 de julho de 2010

Exames indispensáveis para uma Boa Gravidez

Na primeira consulta do pré-natal, que mais se parece com uma longa entrevista, o médico fará a anamnese, ou seja, um levantamento detalhado das doenças que a mulher já teve, doenças de família, gestações e partos anteriores e características pessoais, como modo de vida, hábitos alimentares, inquietações. Já com o histórico da paciente em mãos, o médico pedirá os exames de rotina para fazer uma avaliação geral da saúde da mulher.

Confira:
URINA, FEZES, SANGUE e FATOR RH
Permitem diagnosticar doenças como cistite ou infecções urinárias (que podem evoluir para problemas renais e provocar contrações uterinas) ou as parasitoses, que roubam da gestante o mineral ferro, importantíssimo na gestação.

GLICEMIA
Feito em jejum, este teste pode revelar presença ou risco de diabetes. Em situações especiais, o GTT (Teste de Tolerância à Glicose) mostra se a mulher é suscetível à doença durante a gravidez. A diabetes pode atrapalhar em vários aspectos o desenvolvimento do feto se não for tratada. Entre outros problemas, ela aumenta o índice de malformações fetais (principalmente cardíacas) e abortos precoces.

IGG e IGM
Reações sorológicas que indicam se a gestante tem ou teve doenças como rubéola ou a toxoplasmose, doença que deve ser tratada para não atrapalhar o desenvolvimento fetal. Podem ser feitos até a 14ª semana, e repetidos depois quando apresentam resultados negativos na primeira vez e se houver suspeita de contato com as doenças.

RSS e F TABS
Testes de reação sorológica ou específica para sífilis, feitos no primeiro trimestre. Se o resultado der positivo, trata-se o mal com antibióticos e acompanha-se o feto com ultra-sonografia para pesquisar malformações.

TESTE DE HIV
Detecta a presença do vírus da Aids. Em caso positivo, permite ao médico tomar providências para reduzir a carga viral da mãe durante a gestação e proteger o bebê de eventual contaminação no momento do parto, já que nem sempre a criança nasce portadora.

ULTRA-SONOGRAFIA
Cada vez mais sofisticada, a ultra-sonografia mostra o feto em crescimento, revelando detalhes da sua fisio-logia. Feita no começo da gestação, auxilia na definição da data provável da concepção. Na 22ª semana, além de revelar o sexo da criança, a ultra-sonografia deixa ver se a formação dos órgãos internos segue em ritmo normal. Na 35ª semana, é usada para conferir o tamanho do bebê e a posição da placenta para viabilizar um parto normal. Nesta época, a técnica também é muito utilizada para ava-liar a quantidade de líquido amniótico (que pode estar reduzido no final da gravidez). Aparelhos para doppler fluxometria, por exemplo, permitem aos médicos avaliar a circulação sanguínea do útero materno, da placenta e do bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário